Influências de Sean #1: Isaac Asimov

Estamos bastante ansiosos por "No Man’s Sky" e cada informação nova aumenta nossa hype. Porém nas últimas semanas as notícias que vemos não apresentam tantas novidades quanto gostaríamos. Até mesmo no Reddit encontramos mais suposições e palpites do que alguma informação oficial do jogo. Continuaremos aguardando ansiosos por novas informações. Até lá vou postar algumas matérias relacionadas, e hoje trago um pouco sobre Isaac Asimov.


Foi um grande escritor nascido nos Estados Unidos, bastante aclamado na época que viveu e ainda hoje. Suas obras são focadas no tema de ficção cientifica que inspira ou inspiraram muitos filmes, alguns bem conhecidos por nós como “Eu, Robô” estrelado por Will Smith em 2004 – isso mesmo, a mais de 10 anos atrás – O livro “I, Robot” é uma coletânea de 9 contos interligados. Para os contos Asimov criou três leis robóticas que são aceitas e utilizadas por outros autores.

Uma de suas obras mais famosas é a série “Fundação” e que acredito eu ter sido uma das que influenciou e inspirou Sean Muray para criação de “No Man’s Sky”. Muito provavelmente veremos referências disso no jogo. “Fundação” fala sobre um futuro distante onde a humanidade já dominou viagens interestelares (para outras estrelas) colonizando outros sistemas. É focada em um personagem em particular chamado Hari Seldon, um matemático que acredita ser possível prever o futuro através de equações complexas e o estudo da história, no livro essa ciência recebe o nome de psicohistória. O Império – que seria o poder político que governa a galáxia – percebe o potencial do uso da psicohistória e obrigado Seldon a se exilar tendo vigilância constante para o acompanhamento e desenvolvimento da psicohistória. O uso da ciência era eficaz em pequenas populações, mas inaplicável na galáxia. Com o passar do tempo Seldon desenvolve e entende melhor o seu objeto de estudo e consegue cada vez mais aplicá-la a grandes populações. O enredo se desenvolve por 7 livros que são em ordem cronológica: 

  1. Prelúdio à Fundação
  2. Origens da Fundação
  3. Fundação
  4. Fundação e Império
  5. Segunda Fundação
  6. Limites da Fundação
  7. Fundação e Terra



Outra obra que chamou minha atenção foi “Nightfall” escrita em conjunto com Robert Silverberg. O livro narra sobre um planeta chamado Kalgash que orbita um sistema estelar composto por seis sóis sendo sempre dia nesse planeta. Os habitantes estão acostumados com a luz, podendo sentir mal estar em ambientes escuros. No decorrer da história os cientistas de Kalgash fazem descobertas em diversas áreas revelando indícios de uma possível catástrofe causada por um eclipse que aconteceria em um momento onde estaria presente no céu de Kalgash apenas um de seus seis sóis, trazendo o maior temor de seus habitantes que é a escuridão.



Isaac Asimov escreveu muitos livros e tinha como meta escrever 500, a totalização de suas obras somando desenhos e coleções editadas chegaram a 509 itens em sua bibliografia. Também era novelista, escritor de contos, escritor de ensaios, historiador, professor de bioquímica, humorista e escritor de livros didáticos. Morreu em Nova Iorque em 1992 aos 72 anos, vítima da AIDS que contraiu através de uma transfusão de sangue recebida durante uma operação. Um fato curioso: Asimov queria tornar público que havia contraído o vírus HIV mas os médicos da época o convenceram a não fazer devido o preconceito que seus familiares poderiam enfrentar. Asimov foi casado com Janet Jeppson Asimov e teve dois filhos, David e Robyn.

Arukarin

Pré-vestibulando de Medicina, Star Wars is life e um amante de jogos desde que me conheço por gente.

0 comentários:

Regras:

- Proibido ofender
- Spam
- Divulgação de outros links